isolamento tubulação isolamento tubulação
Clique nas imagens para ampliar

Isolamento tubulação

Tubulações também precisam de revestimentos. E para isso devem ser utilizadas mantas específicas, desenvolvidas especialmente para este fim, como as da Aubicon. Não basta revestir a tubulação com qualquer material. A boa qualidade do revestimento também tem grande influência na obtenção dos resultados desejados. Uma manta para isolamento em tubulação pode ser fabricada a partir de uma mistura de borracha EPDM com material de pneus reciclados.

 

isolamento acústico para tubulação

Quando a água passa pelas tubulações, esse movimento causa vibrações e ruídos em todo o sistema. A principal função dessa manta é atenuar esses dois fenômenos, já que se trata de uma camada emborrachada e de alta densidade que envolve os componentes da tubulação. Ela ainda pode variar de acordo com o tipo de tubulação, já que cada uma tem exigências específicas para abafamento dos ruídos. A manta não causa alergia, já que a matéria-prima é atóxica e apresenta resistência a umidade, já que será colocada em um ambiente que está sujeito o tempo todo a manter-se úmido. Essa manta isolante pode ser aplicada nos componentes isolados antes da montagem da tubulação ou mesmo quando a tubulação já estiver montada, bastando neste caso apenas alguns cuidados especiais durante a instalação do isolante.

Na hora de fazer os cortes, é necessário ter muito cuidado para não prejudicar o sistema. Onde houver emenda, as pontas devem ser sobrepostas para garantir o isolamento total. As mantas acústicas devem ser fixadas com abraçadeiras plásticas bem justas e o suporte metálico de fixação deve ser instalado sobre elas (no caso da aplicação das mantas quando a tubulação já estiver montada, retire os suportes antes da aplicação e recoloque-os somente após prender as mantas com abraçadeiras). As características de espessura e densidade das mantas isolantes também podem variar e devem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada sistema de tubulação.

 

isolamento acústico hidráulico

Na hora de escolher uma manta para isolamento de tubulação é necessário ter em mente que a qualidade do material empregado fará toda a diferença. Pesquise a procedência e composição do material que estiver pensando em utilizar e dê preferência a empresas que disponibilizam informações quanto à composição de seus materiais, como a Aubicon, por exemplo. Isso mostra transparência e preocupação em agir com responsabilidade e segurança, visto que o cliente saberá exatamente qual é o material que está adquirindo. Materiais de má qualidade podem causar grandes transtornos em todo um sistema e, podendo evitá-los, por que sujeitar-se a eles?

 

Isso sem contar que um material de má qualidade poderá resultar em um custo maior com manutenção e substituições antes do término da vida útil prevista para o produto. É a velha história do barato que acaba saindo caro. E, além do mais, ainda há todos os transtornos decorrentes de produtos que se deterioram ou não cumprem corretamente o papel a que se destinam – neste caso, o isolamento da tubulação. Por todas essas razões, escolher uma manta para isolamento de tubulação de uma empresa que garante qualidade e transparência poderá poupá-lo de uma série de problemas futuros provenientes de material de má qualidade.

Para saber mais sobre Isolamento tubulação
Ligue para (11) 2348.5555 ou clique aqui e entre em contato por email.

Olá tudo bem? Deixa eu te contar uma coisa?

Você sabia que a AUBICON é Líder na fabricação de Mantas Acústicas e Pisos para Absorção de Impacto.
Preencha o formulário e saiba mais.