norma abnt piso norma abnt piso norma abnt piso
Clique nas imagens para ampliar

Norma ABNT Piso

O mais recente texto da norma de desempenho da ABNT define o piso como um sistema horizontal ou inclinado, que é composto por um conjunto parcial ou total de camadas. A norma ABNT Piso se refere aos diferentes tipos, como camada de fixação, de acabamento, de estrutura, de contrapiso etc. O objetivo é atender à função da estrutura da construção, a vedação e o tráfego. A conceituação da norma ABNT piso é essencial para entendermos que existem requisitos de desempenho ligado ao todo da estrutura e outros a apenas uma parte. Por exemplo, o desempenho estrutural e acústico está ligado ao todo do projeto. Mas o desgaste por abrasão se refere apenas a uma camada de acabamento. A definição da norma ABNT Piso ainda abarca outros sistemas, como o de pisos elevados ou flutuantes.

Norma ABNT Piso

Os critérios da norma ABNT piso servem como base para o projeto correto do sistema de piso, que garantirá a integridade física do usuário. A estabilidade e resistência são critérios essenciais. É preciso, por exemplo, criar limitações de deslocamentos verticais. O piso deve ter resistência aos impactos de corpo mole, corpo duro e cargas verticais concentradas. Segundo a norma ABNT Piso, um bom sistema possui:

• Camada de acabamento
• Camada de fixação
• Camada de contrapiso
• Isolamento térmico ou acústico
• Impermeabilização
• Camada estrutural

 

Segundo a Norma ABNT piso os sistemas devem ter resistência à umidade em áreas molhada e molháveis, a ataques químicos e ao desgaste do uso cotidiano. Pisos de pedras ou cerâmica, que normalmente sofrem alterações em contato com a água, são permitidos quando o fabricante informa previamente as propriedades. Isso deve constar no manual do usuário, que vem com o produto. Os requisitos de resistência a ataques químicos e desgaste por abrasão estão relacionados com o acabamento. Nesse caso, os projetistas devem exigir os critérios dos fabricantes, dentro das normas específicas.

Segundo a norma ABNT piso os sistemas devem dificultar a ocorrência de inflamação generalizada, para não propagar o incêndio e preservar a estabilidade. Também é preciso atentar para o coeficiente de atrito da camada de acabamento (relacionado à superfície), a segurança no contato direto e na circulação. A norma ABNT piso também se refere à estanqueidade dos sistemas. O fabricante deverá especificar se ele é seco, molhado ou molhável. Cada um possui critérios específicos. Nos entrepisos deve-se ter cuidado com o desempenho acústico. É preciso isolar ruídos de impacto no sistema (como queda de objetos) e os ruídos aéreos (rádio, TV etc.).

 

ABNT Piso

Diante da Norma ABNT Piso, muitas pessoas se confundem na hora de comprar. Embora existam muitos tipos de pisos, é sempre recomendado os emborrachados. Eles exigem menos cuidados e duram mais tempo.

O ideal é você ir a empresas que trabalham com todos os critérios especificados pela norma ABNT Piso. A Aubicon é uma dessas empresas, e por isso é uma das mais procuradas da sua região. Além de excelentes produtos, que se encaixam nos padrões da ABNT, a empresa possui ótimas condições, do orçamento ao fechamento da compra.

Para saber mais sobre Norma ABNT Piso
Ligue para (11) 2348.5555 ou clique aqui e entre em contato por email.