Como usar o Reconhecimento Facial em Academias

reconhecimento-facial-para-academia-aubicon

Deixar a sua academia mais tecnológica pode ser uma forma de valorizar o seu espaço. As tecnologias digitais também podem deixar a academia mais segura. O reconhecimento facial é um exemplo disso. Ele proporciona um maior controle de entrada de pessoas.

Em uma época de pandemia, esse tipo de controle é bem-vindo, pois é uma forma de acesso sem toque. Além disso, evita os transtornos que as pessoas que utilizam produtos químicos têm com leitores biométricos.

Existem alguns outros tipos de controle de acesso, como por senha, carteirinha ou tag.  Estes podem gerar problemas de trapaças. Seria necessário que você e todos os funcionários conseguissem reconhecer todos os alunos que frequentam o seu estabelecimento.

O investimento em uma tecnologia eficaz pode surtir um efeito bastante positivo na imagem da sua academia. Na verdade, existem diversos benefícios em implementar um sistema como o de reconhecimento facial

Como funciona o Reconhecimento Facial em academias

02

É necessário adquirir um software específico para que seja feito um mapeamento facial na imagem do rosto do seu aluno. O programa codifica todas as informações da fisionomia da pessoa em uma sequência digital. 

Na próxima vez que o aluno for até a câmera, há o reconhecimento das características e identificação do indivíduo em poucos segundos.

A captação da imagem é feita por uma câmera que se conecta ao computador. É indicado que a qualidade da imagem da webcam seja boa para oferecer mais segurança ainda. 

Não é necessário nada além disso. Não há necessidade de equipamentos super caros. É possível investir apenas no software e em uma webcam de qualidade.

Nos últimos anos, aeroportos internacionais têm utilizado essa tecnologia para acelerar a conferência de documentos tanto no embarque de voos quanto na imigração. É um processo rápido, seguro, que diminui falhas humanas.

Vantagens do Reconhecimento Facial em academias

03

– Segurança

A primeira vantagem é um tanto quanto óbvia. Com o reconhecimento facial, você tem plena noção de quem entra em seu estabelecimento. O aluno fica totalmente identificável, prevenindo algumas situações e protegendo os demais frequentadores.

– Economia

A primeira economia é a de diversos equipamentos ou aparelhos muito caros. O seu investimento inicial é apenas do software e de uma webcam. Isso considerando que você tenha um computador.

Depois de adquirir o necessário, os gastos serão apenas com a manutenção do software e caso a câmera estrague. Não há gasto de energia a mais por conta deste sistema, custo com treinamentos ou qualquer outro tipo de despesa.

– Otimização da equipe

Além da economia de gastos e tempo, há uma otimização do trabalho da sua equipe. Com o sistema de reconhecimento facial, é possível se empenhar em outras funções que não a de identificar e permitir a entrada de alunos.

É indicado deixar um funcionário sempre atento à parte da recepção, porque podem aparecer novos clientes ou algum aluno com dificuldade. Existem alguns softwares no mercado que podem ter problemas com pessoas que têm alguma condição facial. Por exemplo, têm programas que não identificam muito bem quem passou por AVC. Por isso, além de investir em um software que consiga ultrapassar essa barreira para não constranger o aluno, disponha de um colaborador atento ao acesso.

04

– Evita trapaças

Existem várias formas de controlar o acesso à área de treino de uma academia. Uma delas é a de senha. Para ingressar no espaço com os equipamentos, a pessoa precisa digitar sua chave numérica na entrada. Alguns alunos passam seus códigos de entrada para pessoas próximas a eles e, assim, mais de uma pessoa treina no local sem pagar a devida mensalidade. 

Isso pode acontecer, também, com carteirinhas, tags e outros dispositivos que impedem a identificação real do aluno pagante. O reconhecimento facial evita esse tipo de situação. 

– Diminui os contratempos

Utilizar biometria para controlar o acesso à academia é algo válido. Todavia, com a pandemia podemos notar dois problemas nesta estratégia. O primeiro é o toque, que pode oferecer riscos à saúde de seus alunos. O segundo problema é que aumentou-se a higiene das mãos e uso de produtos para limpeza. Sendo assim, pode ser que o leitor tenha dificuldade em identificar a digital.

Esse contratempo pode gerar filas e descontentamento dos seus alunos. A experiência do cliente é extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Não arrisque ficar com uma imagem negativa por conta de um leitor biométrico.

– Reconhecimento

Os alunos e funcionários passam a reconhecer que você está investindo para a maior segurança e melhor experiência deles. Parece algo simples, mas demonstrar que está se importando em deixar a experiência, desde o momento da entrada na academia, mais agradável pode ser um grande diferencial do seu negócio.

Investir em itens tecnológicos que possam oferecer o maior conforto e segurança durante os treinos é algo muito notado pelos alunos.

Aubicon

A Aubicon desenvolve pisos emborrachados que absorvem impactos. Utilizamos tecnologias internacionais em matéria prima nacional para oferecer um produto de qualidade com o melhor custo benefício do mercado.

 Nossos pisos são ideais para academias, boxes de crossfit e áreas de treino, em geral. Além de absorverem impactos, a característica emborrachada oferece maior segurança. A densidade da borracha também proporciona uma atenuação de ruídos.

Os pisos Aubicon podem ser grandes diferenciais para a sua academia. Quem estiver treinando, com certeza, vai notar que você está investindo para o maior conforto e segurança do seu estabelecimento. 

Temos diversas opções e linhas disponíveis para academias. Se interessou? Entre em contato conosco e saiba mais sobre o piso ideal para o seu negócio.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *