O isolamento acústico realizado em edifícios, desde 2012, segue a regulamentação estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT. A ABNT elaborou um conjunto de normas que precisam ser seguidas rigorosamente, de forma a garantir a vida útil dos imóveis nos quais serão utilizadas as técnicas de isolamento acústico, garantindo qualidade de vida para todas as pessoas que convivem diariamente no prédio. Dessa forma, antes que qualquer procedimento de isolamento acústico, é necessário consultar as normas da ABNT e compreendê-las para que tudo saia como planejado. Desde o seu surgimento, com o passar dos anos, a norma sofreu alguns ajustes, de modo a se tornar mais eficiente, abrangendo outras situações. Na verdade, a primeira versão da Norma foi publicada no ano de 2008, no entanto, antes mesmo de entrar em vigência, diversas empresas entraram com pedidos de alterações, uma vez que essa primeira versão ainda não atendia, de forma satisfatória, todas as exigências.

 

ABNT NBR 15.575

 

Quando surgiu, a NBR 15.575, abrangia apenas os edifícios habitacionais de até cinco pavimentos. Em 2013, a norma foi revisada e passou regulamentar todos os novos edifícios, sem nenhuma restrição. Foi então que foi publicada oficialmente, mas isso não significa também que a qualquer momento possam surgir novas atualizações.

Outras alterações realizadas dizem respeito aos níveis de conforto, segurança e resistência que devem existir em cada imóvel, compostos por estrutura, vedações, pisos, coberturas e instalações. Para cada um desses elementos, a NBR 15.575 estabelece critérios específicos de regulamentação. Um exemplo dessas especificidades é a que diz respeito à estrutura. Neste tópico, a norma estabelece que as paredes devem aguentar, sem nenhuma rachadura ou falhas, impactos de até 180 joules. Outro exemplo que pode ser citado é o que se refere às coberturas de cozinha, ou de espaços que tenham a finalidade de abrigar gás. Nestes casos, a cobertura utilizada precisa, necessariamente, ser capaz de suportar até trinta minutos de fogo.

 

DESEMPENHO NBR 15.575

Outro ponto inovador da NBR 15.575 é o que se refere à vida útil os sistemas. Até então, nenhuma lei ou nenhuma norma existia para regulamentar essa questão. Desde 2013, com essa nova atualização da ABNT, todos os proprietários, logo no ato da compra de seus imóveis, sabem o tempo mínimo que cada sistema deve durar, bem como as recomendações para que essa vida útil seja garantida. Dessa forma, a NBR 15.575 garante que os proprietários tenham conhecimento sobre qual a forma correta de usufruir dos recursos, para que as suas respectivas vidas úteis sejam preservadas.

A Aubicon é uma empresa reconhecida por fabricar produtos de alta qualidade, destinados para as instalações de isolamento acústico. A empresa é especializada na fabricação de mantas acústicas e pisos de absorção de alto impacto, oferecendo uma vasta variedade de densidades para atender a cada situação específica. Todos os produtos da Aubicon são produzidos a partir da reutilização de pneus usados, o que lhes garante uma ótima qualidade e alta durabilidade. A Aubicon é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, e ainda, desenvolve todos os seus produtos respeitando as especificidades da ABNT.