Você sabia que o playground onde você deixa o seu filho brincar conta com inúmeras normas de segurança para que ele esteja protegido enquanto se diverte? E uma dessas resoluções legais, a norma NBR 16071, refere-se ao tipo de piso que deve ser colocado nestes locais de recreação infantil. A principal determinação é a de que um playground não pode jamais ser colocado sobre concreto, asfalto ou piso fino. Quanto à grama, depende da intensidade do uso do local, pois onde circulam muitas crianças o tempo todo, ela torna-se rapidamente terra batida, representando igualmente um risco para as crianças que por ali circulam.

A norma NBR 16071 determina que um playground dever ser construído sobre caixas de areia com no mínimo 30 cm de profundidade, grama sintética sobre borracha amortecedora ou pisos de borracha, cuja espessura pode variar de acordo com a altura dos brinquedos, conforme a tabela abaixo. Lembrando que a Aubicon possui esses revestimentos e poderá ajudá-lo a construir o seu playground sem infringir as normas de segurança exigidas.

– Para brinquedos de até 80 cm de altura, são necessários 11 mm de espessura;
– Para brinquedos de até 1,1m de altura, são necessários 20 mm de espessura;
– Para brinquedos de até 1,2m de altura, são necessários 25 mm de espessura;
– Para brinquedos com até 1,8m de altura, são necessários 50 mm de espessura;
– Para brinquedos acima de 1,8m de altura, a Aubicon disponibiliza pisos com espessuras superiores e devem ser consultados sob demanda.

Caso o ambiente que é exigido pela norma ABNT NBR 16071 não seja revestido com o piso anti-impacto, a legislação prevê processo civil e criminal ao condomínio e ao síndico, portanto, o melhor a fazer é cumprir a lei. A mesma legislação recai sobre proprietários e administradores de escolas e outros estabelecimentos que contem com um espaço de brinquedos para as crianças. Isso independe de o espaço ser interno ou externo. E até mesmo praças e parques estão sujeitos à inspeção da norma NBR 16071.

Arquitetos também devem estar atentos à Norma NBR 16071 sempre que forem elaborar um novo projeto ou reforma, visto que são igualmente responsáveis por incluir em seus projetos de playground o piso determinado por lei para este tipo de ambiente. Estão, portanto, sujeitos às mesmas penas legais caso não cumpram a lei.

Em 1999, havia uma norma referente ao assunto, mas foi só em 2012 que a mesma foi substituída pela Norma NBR 16071 e ganhou os moldes que conhecemos atualmente. E a Aubicon está sempre atenta e disposta a adequar seus produtos a quaisquer mudanças que possam surgir nessas normas. Isso tudo é muito importante para evitar acidentes graves e permitir que as crianças possam desfrutar de seu momento de recreação com total segurança. É necessário pensar nessa norma antes mesmo de iniciar um projeto de playground e, quando for iniciar a construção, consultar a Aubicon para adquirir o revestimento de piso adequado e ter a certeza de estar fazendo o melhor.