Integrando aulas online e presenciais na sua Academia

Por conta das medidas restritivas da pandemia, muitas academias precisaram se reinventar. Com um período de portas fechadas e, depois, com uma limitação de pessoas frequentando o local, aulas online foram uma alternativa para que as empresas conseguissem se manter abertas.

Assim como muitas empresas aprenderam a trabalhar de forma híbrida, misturando o presencial e o online, muitos espaços de exercícios também. O setor de academias foi um dos mais afetados pela pandemia. Portanto, entregar opções diferentes para os seus alunos se tornou essencial para a sobrevivência.

Houve uma busca por estilo de vida mais saudável no início e meio da pandemia. As pessoas procuraram maneiras naturais de fortalecer o sistema imunológico, condições respiratórias etc. Todavia, as atividades físicas foram feitas ou dentro de casa ou ao ar livre. 

Com as academias de portas fechadas, os alunos precisaram achar alternativas. De acordo com a 11ª Pesquisa de Impacto da Pandemia de covid-19 nas Micro e Pequenas Empresas, realizada pelo Sebrae e Fundação Getúlio Vargas, o faturamento das academias em maio foi 52% abaixo do normal para o mês. 72% dos entrevistados relataram grandes dificuldades para manter seus negócios funcionando.

Aulas online

Aulas_academia_1080x1080px_100_img2

Como mencionamos, as aulas onlines foram alternativas para academias, personal trainers, entre outros diversos profissionais que instruem exercícios físicos. Foi possível reter os alunos já existentes, atrair e fidelizar novos clientes.

Os instrutores usaram aplicativos e programas gratuitos para poderem realizar as aulas e treinos. A maioria dos alunos, obviamente, não tinham equipamentos como halteres e barras próprias para os exercícios. Por isso, foi necessário adaptar os treinos para exercícios funcionais. 

Outra prática adotada foi a de utilizar elementos caseiros, como vassouras, galões de água e sacos de arroz para executar alguns movimentos.

Uma das dificuldades relatadas por educadores físicos foi manter a animação e motivação dos alunos à distância. Foram encontradas algumas formas para isso, por exemplo, fazer grupos no WhatsApp com diversos alunos para que um pudesse animar o outro.

Isso não substituiu o sentimento de uma aula presencial ou treino em grupo. Contudo, foi uma forma de amenizar a solidão e as angústias que muitos estavam passando.

Sistema híbrido

Aulas_academia_1080x1080px_100_img3

Atualmente, mais de 50% da população brasileira já está vacinada com a 2ª dose. Por isso, há uma maior flexibilização quanto ao uso de espaços fechados, como a maioria das academias. 

Atualmente, todas as academias que passaram pela pandemia estão de portas abertas e com as devidas medidas sanitárias de segurança. Uso de máscaras obrigatório, higiene dos aparelhos constantemente, disponibilização de álcool em gel, número reduzido de pessoas treinando etc.

Contudo, nem todo mundo se adaptou ao treino com máscara ou gostou da flexibilidade de poder treinar aonde quer que seja. Assim como as pessoas se adaptaram ao home office, também se acostumaram a treinar à distância. 

Com as diversas inovações que as academias implementaram, hoje, é possível encontrar as que unem as aulas coletivas presencialmente e digitalmente. São treinos híbridos, integrados e, geralmente, com exercícios funcionais, alongamentos ou danças.

Como fazer para integrar as aulas online e presenciais na sua academia

Se você não chegou a ter aulas online na sua academia durante a pandemia, está tudo bem. Você ainda pode atrair novos clientes e flexibilizar o plano dos seus alunos atuais. 

Aulas_academia_1080x1080px_100_img4

1 – Entenda as demandas do seu público

Aulas à distância precisam ter um foco. Você pode ter turmas de dança; alongamento; yoga; funcional; musculação adaptada (com o que a pessoa tiver em casa ou montar um kit básico para os alunos com elásticos e pesos pequenos); específicas para abdômen, glúteos, pernas ou braços; luta iniciante; entre uma infinidade de opções.

A demanda também pode se referir ao horário. Qual é o melhor período para o seu público frequentar essas aulas? Faça uma pesquisa básica na sua academia. Você pode enviar um questionário por WhatsApp, por exemplo.

2 – Encontre um espaço adequado

É importante ter um espaço livre na academia. Uma sala espaçosa, que comporte uma turma de algumas pessoas e que os alunos consigam fazer um certo distanciamento. 

Considere que, além dos alunos presenciais estarem confortáveis para realizar os movimentos, o instrutor precisa conseguir aparecer e estar em evidência para os que estão à distância.

Aulas_academia_1080x1080px_100_img5

3 – Faça um planejamento de horários e instrutores

Com o seu espaço acertado e sua pesquisa feita, é necessário passar a planejar exatamente como e por quem serão realizadas as aulas. Verifique a disponibilidade de instrutores, os melhores horários para os seus alunos e monte um esquema de como tudo irá funcionar.

4 – Encontre um sistema adequado para apresentar as aulas onlines

Para que você comece a fazer as aulas híbridas, é necessário encontrar um sistema, site ou aplicativo para transmitir ao vivo. Existem opções gratuitas como Zoom, Google Meet, por exemplo.

Você pode optar por inscrever a sua academia em aplicativos específicos do setor, como o Gympass. Ou, como alternativa, desenvolver um próprio sistema e programa para os seus alunos. Claro que será algo mais custoso, mas pode ser bastante atrativo.

5 – Instale uma boa internet

Para que as transmissões das aulas ocorram tranquilamente, é necessário que você tenha uma rede de internet instalada e com uma boa velocidade. Isso porque será transmitido vídeo e áudio para algumas pessoas. Elas precisam ver e ouvir bem.

Quando a conexão é lenta ou tem interferências, pode prejudicar os alunos à distância.

Aulas_academia_1080x1080px_100_img6

6 – Tenha algum equipamento

Equipamentos para a transmissão são essenciais. Um bom celular ou um notebook com uma boa câmera já é o suficiente. Não precisa investir em um computador super caro ou em uma câmera de última geração. Desde que as imagens e sons sejam nítidos, está de bom tamanho.

7 – Divulgue as aulas e comece

Com todos os detalhes organizados, arrume formas de divulgação das suas aulas. Coloque uma tabela na sua academia em um espaço com evidência, faça uma arte digital simples e envie para sua lista de transmissão no WhatsApp, poste no Instagram e divulgue para várias pessoas.

Assim que os alunos se inscreverem, já pode começar com suas aulas híbridas.

Aubicon

A Aubicon é uma empresa que sempre apoiou inovações. São tempos de mudanças de comportamento e essa é uma ótima oportunidade para fazer com que o seu negócio cresça através das tendências.

Se você quer melhorar ainda mais a experiência dos seus alunos na academia, conheça nossos pisos emborrachados. Nossos produtos absorvem impactos, atenuam ruídos e são de consumo consciente.

Conheça mais sobre as opções de pisos e deixe a sua academia ainda mais moderna e segura!