Manta de Tratamento Acústico

Manta de tratamento acústico impede a transmissão de ruídos indesejados

Instalada em diversos tipos de ambientes, manta de tratamento acústico pode ser utilizada em casas, prédios, escritórios, escolas e até automóveis: tudo para proporcionar o isolamento mais eficiente

Com a função de impedir a transmissão de ruídos indesejados, a manta de tratamento acústico pode ser instalada em diversos tipos de ambientes, desde casas, prédios, escritórios a escolas ou mesmo automóveis: tudo para proporcionar o isolamento mais eficiente. Desenvolvida a partir de materiais isolantes, absorventes ou resilientes, as mantas tem alto poder de absorção ou isolação das ondas sonoras, e contribuem para reduzir de modo considerável os ruídos. O mercado da construção civil está cada vez mais exigente em relação ao isolamento acústico.

 

Em junho de 2013, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a NBR 15575, que estabelece índices mínimos de isolamento para pisos, paredes, coberturas e fachadas de construções residenciais e comerciais. Nela, as diretrizes relacionadas ao uso dos vários tipos de manta de tratamento acústico são estabelecidas. Oficialmente seguida pelas construtoras, a Norma passou a ser válida para todas as novas habitações do Brasil a partir de meados de 2013.

 

No Brasil, manta de tratamento acústico tem nome e sobrenome: Mantas Acústicas Sound Soft, da Aubicon. Utilizando tecnologia europeia e proporcionando conforto e durabilidade no longo prazo, são ideais para usos sob contrapiso e revestimentos, além de tubulações. Produzidas no Brasil desde 2009, as Mantas Acústicas Sound Soft têm como matéria-prima principal os grânulos de pneus reciclados, que acabam resultando em desempenho e atenuação acústica mais eficientes. Além de fornecer produtos que seguem rigorosos padrões de qualidade, a Aubicon ainda desenvolveu manuais técnicos específicos que garantem maior segurança na execução da obra. As Mantas Acústicas Sound Soft da empresa estão presentes em mais de 1300 projetos já executados em todo o país.

 

A Manta Acústica Sound Soft Tubulação, por exemplo, é fabricada com resíduos de borracha virgem EPDM e grânulos de pneus reciclados. Sua alta densidade, aliada à característica emborrachada, garante um eficiente desempenho acústico, atenuando as vibrações e os ruídos aéreos provenientes da passagem de água pelo sistema hidráulico.
Atendendo ao nível Superior da Norma, tanto para ruídos equivalentes quanto para ruídos máximos, a Manta Acústica Sound Soft Tubulação ainda é: atóxica (não causando alergia); resistente à umidade; atenua vibrações e ruídos aéreos, além de abafadores específicos para os principais tipos de caixas sifonadas.

 

O produto conta com as seguintes características: composição de resíduos de borracha virgem EPDM e grânulos de pneus reciclados, aglomerados com poliuretano;
espessura das mantas com 2,6 e 3,6mm e dos abafadores com 10mm; e densidade de 1150 Kg/m3. Para a instalação, uma recomendação importante: caso as tubulações hidráulicas já estejam instaladas, de acordo com o cronograma da obra, remova temporariamente o suporte metálico de fixação do sistema para a aplicação da manta de tratamento acústico.

 

A Aubicon possui ótimas opções de manta tratamento acústico. Clique aqui e confira as nossas soluções!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *