Bioarquitetura: o que é e quais são seus impactos

bioarquitetura-aubicon-pisos-emborrachados-abnt

Há anos, profissionais de Arquitetura e Urbanismo debatem como tornar projetos mais sustentáveis. Após o grande crescimento urbano, a sociedade se tornou mais consumista, passando a interferir em recursos não renováveis e causando grandes impactos negativos ao mundo.

Com isso, o setor de construções passou a considerar medidas que não fossem tão impactantes para o meio-ambiente. Primeiramente, surgiu a Arquitetura Sustentável. Dessa grande tendências, diversas vertentes foram desenvolvidas. 

Uma delas é a Bioarquitetura. É um conceito e tendência mundial que visa utilizar técnicas e tecnologias atuais para desenvolver um projeto. Impactos ambientais e o uso de recursos naturais nativos são grandes preocupações de projetos da Bioarquitetura.

Sustentabilidade e Arquitetura

Na teoria, para que algo seja considerado sustentável, precisa considerar os contextos ambientais, sociais e econômicos do local. Na Arquitetura, projetos estão aplicando mais a sustentabilidade. Os profissionais pensam desde quais materiais mais adequados para a construção até os impactos após a obra entregue.

03_bioarquitetura_blog2_1200x800px_100

É a união de materiais ecológicos, técnicas que priorizam a ventilação e iluminação natural, a redução de resíduos gerados em canteiros de obra, entre outros fatores. No Brasil, possuímos normas e leis que incentivam práticas sustentáveis. 

Bioarquitetura: o que é?

A Bioarquitetura apresenta estratégias que vão além das convencionais presentes na Arquitetura Sustentável. Todo o contexto local de onde será realizada a construção é analisado.

Estima-se que, desde os anos 1970, na Europa, existem construções que foram realizadas dentro do conceito de Bioarquitetura. Contudo, algumas técnicas aplicadas neste conceito são milenares. A preservação do meio-ambiente, o equilíbrio da habitação com a natureza, a construção funcional, o uso de material regional são preocupações antigas.  

Em vez da estética, a Bioarquitetura prioriza a qualidade habitacional e o uso de formas orgânicas. Uma das técnicas mais utilizadas em projetos com este conceito é a Arquitetura Vernacular. Ela consiste em analisar os elementos climáticos presentes no local da construção para aproveitar recursos e matérias primas locais. 

Alguns materiais priorizados pela Bioarquitetura: bambu, pau a pique, argila, areia, terra, pedras, cimento queimado e fibras naturais. Todavia, é importante destacar que os materiais não precisam ser 100% naturais, mas podem ser obtidos através de fornecedores locais. Isso evita que a poluição emitida durante o transporte das matérias primas e materiais até a obra seja minimamente evitada. 

Além da Arquitetura Vernacular, a Bioarquitetura estimula o contexto sócio econômico da construção. Os profissionais que desenvolvem projetos deste conceito dão prioridade à mão de obra local. É uma maneira de fazer com que a economia regional gire.

03_bioarquitetura_blog3_1200x800px_100

Durante a obra, o mínimo de energia elétrica possível é utilizado. O ideal é não utilizar nenhuma fonte de energia que não seja limpa. Outra medida é o incentivo à reciclagem dos materiais remanescentes da obra. 

Quais os impactos da Bioarquitetura?

  • Menos impacto ao meio ambiente – a diminuição de uso de energia na obra, a utilização de recursos locais e o incentivo à reciclagem fazem com que haja uma redução considerável de impactos ambientais negativos.
  • Redução da produção de resíduos – a obra toda é projetada para que resíduos sejam minimizados ou não sejam gerados. É um dos processos mais desafiadores da Bioarquitetura. 
  • Maior harmonia entre construção e natureza – os projetos priorizam a qualidade habitacional. Não apenas da parte de dentro da construção, mas do entorno. É estimulada a harmonia entre a construção e natureza presente durante o desenvolvimento do projeto.
  • Maior desenvolvimento econômico e social local – principalmente pelo uso de mão de obra e fornecedores locais, há um certo desenvolvimento econômico e social da região. Contudo, a reciclagem de materiais remanescentes pode ser considerada, também, uma forma de desenvolvimento desses aspectos. 

Exemplo de Bioarquitetura

Já mencionamos um trio exemplar da Bioarquitetura aqui no Blog. Elena Caldini, Marcelo Bueno e Marina Matulja trabalham com o conceito em alguns projetos. Os três fundaram a Casa Terra, uma fundação que visa desenvolver projetos pautados em Bioarquitetura.

Eles fazem projetos entre 45 e 93 m² seguindo os princípios da Bioarquitetura. O trio construiu um protótipo, localizado no litoral paulista, que usa a terra local como uma das matérias primas. A proposta é, realmente, estimular uma vida saudável e a harmonia das construções com o meio-ambiente.

03_bioarquitetura_blog5_1200x800px_100

A Bioarquitetura pode ser confundida com Arquitetura Sustentável, mas aplica medidas mais acessíveis e naturais para as construções. Apesar de conter técnicas milenares, é um conceito muito atual e necessário. 

Você já conhecia projetos deste tipo? Comente aqui embaixo. Se gostou do conteúdo, acompanhe nosso blog! Sempre postamos artigos sobre assuntos como este. 

Aubicon e a Sustentabilidade com Pisos Emborrachados

A Aubicon é uma empresa que estimula o consumo consciente. Desde o início, promovemos práticas responsáveis e sustentáveis. Nossos produtos são feitos de maneira sustentável e não impactante ao meio-ambiente.

Como matéria prima principal, temos a borracha de pneus inservíveis. Através de parcerias com centros de reciclagens, adquirimos pneus que poderiam ser descartados incorretamente.

Para a produção dos produtos, realizamos processos de baixo impacto ambiental. Nossa prensagem para a moldagem dos produtos, por exemplo, é feita a frio, a fim de evitar a emissão de gases para a atmosfera.

Já utilizamos mais de 5,5 milhões de pneus reciclados para fabricação de produtos de qualidade, duráveis e resistentes. São mais de 10 anos de trabalho, sempre buscando pelas melhores tecnologias nacionais e internacionais e desenvolvendo produtos com responsabilidade socioambiental. 

Quer saber mais? Entre em contato conosco.