Eficiência e saúde na construção com a ventilação cruzada

Dentro do assunto de sustentabilidade e construções saudáveis, uma indicação bastante recorrente é a de ventilação natural. Utilizar a ventilação já existente em um local pode auxiliar na eficiência energética, reduzir gastos de energia e poupar o uso de aparelhos poluentes, como alguns modelos de ar condicionado.

Para que isso seja feito da melhor forma, engenheiros e arquitetos usam estratégias para que tenha uma boa circulação de ar na construção. Sem qualquer recurso artificial, a circulação eficiente do ar é realizada. Elimina-se o ar quente, cheio de poluentes, e ares “novos” entram no ambiente.

Existem algumas formas de trabalhar a ventilação natural. Uma delas é a ventilação cruzada, que vamos explicar.

Ventilação Natural

A ventilação natural traz conforto térmico para o espaço, enquanto renova o ar do ambiente interno e proporciona bem-estar aos frequentadores. Uma vez que o vento é um recurso natural renovável, usar a ventilação natural faz com que a construção seja um pouco mais sustentável.

Esse recurso ajuda na qualidade do ar de um ambiente interno, controlando os níveis de poluição. Assim como já mencionado em alguns artigos do blog da Aubicon, é estimado que um indivíduo passe mais de 90% da vida dentro de ambientes construídos. 

02_Eficiencia E Saude Na Construcao Com A Ventilacao Cruzada_blog_1200x800px_100_img2

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), dependendo das condições, a concentração de poluentes em um ambiente fechado, como um escritório, pode ser maior do que em um ambiente externo, como uma avenida.

 Falta de cuidado com a ventilação e circulação de ar é um fator decisivo para garantir que o ar seja renovado, filtrado e os poluentes não se concentrem nesse ambiente fechado. 

Proporcionar a ventilação natural garante um conjunto de benefícios tanto para as pessoas quanto para o meio-ambiente. Também pode auxiliar na produtividade de uma empresa e melhor funcionamento do maquinário.

Ventilação Cruzada

A ventilação cruzada trabalha o ar de uma forma simples. O ar quente é mais leve, enquanto o ar frio é mais denso. Portanto, as entradas de ar em uma construção são feitas nas partes inferiores. As saídas de ar são mais altas e em paredes opostas às entradas. Assim, o ar frio entra e o ar quente sai de uma forma totalmente natural. 

Se for feita uma entrada de ar no telhado contra o vento e a saída de ar mais baixa, é capaz que o seu ambiente não tenha um conforto térmico e acabe aquecendo. Contudo, se for feito o contrário, a circulação de ar será bastante satisfatória. 

02_Eficiencia E Saude Na Construcao Com A Ventilacao Cruzada_blog_1200x800px_100_img3

Atenção ao vento

Para que dê certo e seja eficaz, é necessário que os profissionais responsáveis pelo projeto estudem a direção e força do vento local. Em certas regiões, é preciso que a abertura seja maior, enquanto em outras, menor. O estudo individual faz com que a quantidade de ar seja o suficiente, nem mais nem menos do que o necessário.

O sentido que o vento tem também é extremamente importante. Uma abertura na lateral que não bate vento não tem muita utilidade dentro da ventilação natural.

Outro ponto importante é garantir que o caminho do vento esteja livre. Ou seja, entrada e saída abertas para a circulação do vento. Se apenas uma estiver aberta, não é possível formar uma corrente de ar.

02_Eficiencia E Saude Na Construcao Com A Ventilacao Cruzada_blog_1200x800px_100_img4

Contribuindo com a ventilação cruzada

Existem outros fatores que podem contribuir com a ventilação cruzada

– Jardins ou árvores próximos à entrada de ar podem ajudar na qualidade do ar, mantendo a umidade e temperatura fresca.

– Um pé direito alto favorece a ventilação cruzada.

– Além do sentido do vento, é preciso verificar possíveis barreiras, como prédios e galpões próximos. Esses obstáculos podem atrapalhar a circulação do ar.

Inovações

Existem alguns sistemas automatizados para controlar a qualidade do ar interno dos edifícios que são ligados ao sistema de ventilação natural. Através de sensores no interior e exterior da construção, o sistema monitora fatores como quantidade de dióxido de carbono (CO2) e aerossóis. Ao sinal de altas taxas de poluentes, temperatura ou umidade do ar inadequada, o software gera um alerta e faz a abertura das passagens de ar até atingir níveis satisfatórios.

02_Eficiencia E Saude Na Construcao Com A Ventilacao Cruzada_blog_1200x800px_100_img5

Outra solução que esse tipo de sistema faz é favorecer a entrada de ar fresco durante a madrugada. Assim, no início da manhã, o ar condicionado não é necessário.

O uso da tecnologia e de inovações como essa podem auxiliar ainda mais para o desempenho geral da edificação e eficiência energética. A tendência é que, cada vez mais, soluções desse estilo apareçam, combinando tecnologia com sustentabilidade.

Aubicon

A Aubicon tem mais de 10 anos de atuação no mercado. Fabricamos pisos emborrachados e mantas acústicas que absorvem impactos e atenuam ruídos. Já transformamos mais de 30 mil toneladas de pneus inservíveis em produtos de alta qualidade e durabilidade.

Nossos pisos e mantas acústicas seguem as últimas tendências do mercado, utilizando tecnologia de ponta para a vida útil da borracha. O resultado é mostrado em produtos inovadores, seguros, que absorvem impactos com excelência.

Buscamos oferecer bem-estar e conforto com responsabilidade socioambiental e muito profissionalismo. Nossas linhas de pisos emborrachados são ideais para academias, boxes de crossfit, espaços para treinos funcionais, parquinhos, playgrounds, quadras esportivas, aquaplays, clínicas de fisioterapia, ambientes corporativos e brinquedotecas.

Se interessou? Acesse nosso site e conheça todos os nossos produtos.