Tendências fitness para 2023

2022 trouxe muitas mudanças quando comparado com os dois anos anteriores. Se antes precisamos mudar nossas formas de consumo e rotina, atualmente, podemos pegar o “melhor dos dois mundos”. Ao mesmo tempo que voltamos com alguns hábitos anteriores à pandemia, implementamos o digital e novas tecnologias à rotina.

Por isso, separamos algumas tendências fitness que estão em alta para o começo de 2023.

Tendências para 2023

  • Vida mais saudável

Antes da pandemia, uma vida saudável era quase totalmente pautada em emagrecimento e musculação. Porém, com as mudanças de comportamento, maior procura pelo conhecimento, em vez de emagrecimento, as pessoas buscam por bem-estar.

De acordo com o 2022 Mindbody Wellness Index: Fitness Report, os consumidores estão procurando por oportunidades de grandes conexões com os profissionais que promovem a saúde a fim de se sentirem bem mentalmente e reduzir o estresse através das atividades físicas e alimentação.

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  • Adaptação

Evite aplicar o mesmo treino para muitas pessoas. Respeite as individualidades. Não seja tão rígido com as formas de treinos. A maioria das pessoas sabe que precisa se exercitar, mas identifica a academia como um luxo, não como necessidade.

Adapte seus serviços aos contextos, interesses, disponibilidades de tempo e espaço dos alunos. 

  • Foco no digital

Faz tempo que o digital não é mais “coisa do futuro”. A maior parte do público está no digital, tem acesso e procura profissionais através das redes sociais. Então, para que você e/ou sua academia crescerem e atingirem mais alunos, é necessário estar no digital.

Faça um perfil profissional ou do seu estabelecimento fitness e tenha anúncios em redes sociais voltados ao seu público.

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  • Consultorias onlines

Seguindo a tendência anterior, as consultorias onlines fazem parte do “novo normal”. Desde o começo da pandemia, as pessoas se acostumaram com o uso de dispositivos digitais para obterem treinos e consultas com profissionais da saúde. Oferecer consultorias onlines pode aumentar o seu leque de alunos. 

Essa tendência vem bastante pela maior autonomia que os clientes estão tendo. Atualmente, a maioria das pessoas busca os serviços que melhor as atendem, sendo presencial ou não.

  • Experiência do cliente

Seu aluno precisa ter uma boa experiência com você para que siga sendo o seu cliente. Especialistas afirmam que as academias precisam oferecer uma experiência confortável, conveniente e coerente aos alunos. Isso cabe aos profissionais que trabalham na área.

Dicas para 2023

De acordo com as tendências, você pode aplicar diversas estratégias no seu negócio, seja ele como autônomo ou em seu estabelecimento.

  • Promova o bem-estar

Se o seu aluno/cliente não tem reclamações estéticas, não sugira ou force a perda de peso ou ganho de massa. Estimule-o a praticar exercícios para se sentir bem, produzir os hormônios necessários para o bem-estar.

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  • Faça parcerias

Como o foco dos alunos passou a ser no bem-estar geral, é interessante que os profissionais de saúde estejam alinhados e unidos. Uma ótima dica é fazer parceria com profissionais que não são da sua área, mas podem contribuir com o desenvolvimento do seu aluno. 

Por exemplo, se você é personal trainer, faça parcerias com nutricionistas, psicólogos e até endócrinos. A parceria pode funcionar por planos conjuntos ou desconto na primeira consulta.

  • Produza conteúdos focados em saúde mental

Já foi mencionado que o bem-estar geral está acima da estética. Estamos em um período após anos “pesados”, que aumentaram os casos de crise de ansiedade, estresse e depressão. 

Sendo assim, priorize em seus atendimentos e em conteúdos divulgados a promoção da saúde mental e alívio emocional que uma vida mais fitness pode trazer.

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  • Trabalhe com feedbacks

Você e seu cliente precisam ter uma comunicação para que a experiência de ambos seja adequada. O feedback é uma ferramenta essencial. Um feedback do cliente para você pode apontar incômodos no treino, na infraestrutura e na experiência, em um geral. Um feedback seu para o cliente pode ajudar na manutenção da saúde e segurança dele.

  • Invista em sua infraestrutura

Faz parte da experiência do cliente fazer a manutenção do espaço e equipamentos. O aluno percebe que a academia está cuidando do espaço, logo, está usando a mensalidade para melhorar os objetos de treino.

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