Quer montar uma brinquedoteca? Saiba por onde começar

04_Quer Montar Uma Brinquedoteca_blog_1200x800px_100_img1

O desenvolvimento de uma criança precisa de diversos fatores. Através de brincadeiras é possível que ela aprenda muito e desenvolva diversas habilidades. É essencial que haja um estímulo às brincadeiras.

Crianças precisam de um local especial para se divertirem e aprenderem. Para isso, pode ser muito interessante montar uma brinquedoteca. Mas como começar a pensar em um projeto de brinquedoteca? Vamos explicar um pouco mais sobre esse espaço especial.

O que é uma brinquedoteca?

04_Quer Montar Uma Brinquedoteca_blog_1200x800px_100_img2

A brinquedoteca é um local para que a criança possa passar um tempo brincando e aprendendo. Não é um espaço da bagunça, como muitos pais acreditam. É um ambiente para a criança se sentir livre.

É legal pensar em uma abordagem lúdica para a decoração e montagem da brinquedoteca. Utilizar cores chamativas, estampas divertidas, desenhos etc.

A primeira brinquedoteca criada foi em uma loja de brinquedos, na década de 1930. Para combater alguns furtos ocorrentes, o dono criou um sistema de empréstimo de brinquedos. A ideia foi se transformando e se espalhando.

Por que montar uma brinquedoteca?

Existem diversos motivos que são positivos tanto para as crianças quanto para o funcionamento da residência.

  • Maior liberdade e autonomia para a criança

A partir do momento que a criança tem um espaço apenas dela, isso gera uma certa autonomia. Diferente do quarto, que deve ser um ambiente para dormir, por exemplo, a brinquedoteca estimula a criatividade e a diversão.

04_Quer Montar Uma Brinquedoteca_blog_1200x800px_100_img3
  • Desenvolvimento

Brincar é uma forma de aprender. Na brinquedoteca, com a liberdade de correr, pular e fazer todas as atividades possíveis, a criança pode descobrir e desenvolver uma série de habilidades. Habilidades motoras, sociais, cognitivas que são estimuladas na hora de brincar.

  • Organização

Apesar da brinquedoteca não ser um espaço de bagunça, é muito provável que a sua residência se torne mais organizada com a montagem dela. A maioria dos brinquedos vai ficar concentrada em apenas um cômodo e não por toda a casa.

  • Rotina e estímulo correto

Talvez, fique mais fácil para a criança criar uma rotina com a brinquedoteca. Assim como não é indicado que adultos façam o home office em seus próprios quartos, é interessante que a criança tenha um espaço específico para brincar.

Mesmo imóveis pequenos podem ser adaptados para a construção de uma brinquedoteca. Assim, até a rotina de sono da criança pode melhorar. Ela vai entender que o quarto é para passar uma parte do tempo e dormir.

Itens essenciais em uma brinquedoteca

  • Brinquedos

Isso parece óbvio, mas é legal relembrar. É interessante oferecer algumas opções de brinquedos educativos. Independente do item, sempre verifique a classificação etária do brinquedo antes de dispor para a criança brincar.

04_Quer Montar Uma Brinquedoteca_blog_1200x800px_100_img4
  • Caixas organizadoras

Itens muito importantes em uma brinquedoteca. A quantidade depende do seu espaço e da variedade de objetos. Uma ideia é separar tudo em categorias e cada uma delas ter uma cor de caixa. Por exemplo, bonecos em caixas verdes, itens de pintura em caixas laranjas e peças de encaixar em caixas azuis.

Assim, fica mais fácil até para que a criança encontre o item da sua próxima atividade. Também é importante para que, no final do dia, tudo esteja em seu lugar.

  • Estantes

As caixas organizadoras e demais itens precisam ser armazenados em algum lugar. As estantes são ótimas para que todo o espaço fique mais livre para brincadeiras. Também são ideais para deixar livros que a criança goste.

  • Livros educativos

Independente da idade da criança, é sempre interessante incluir livros. Sejam eles de ler, de colorir ou de interagir de outras formas. Existem diferentes tipos de livros infantis no mercado. São itens essenciais para o desenvolvimento infantil.

Você pode colocar os livros em uma estante ou em um revisteiro, para facilitar o acesso da criança a eles.

04_Quer Montar Uma Brinquedoteca_blog_1200x800px_100_img5
  • Mesinha e cadeiras

Outro caso de itens um pouco óbvios, mas que precisam ser lembrados. É importante que tenha um espaço adequado para a criança poder desenhar, escrever ou pintar.

  Se atente ao modelo dos objetos. Tente optar por cadeiras e mesa com quinas arredondadas. Isso oferece uma maior segurança. 

  • Iluminação

O ideal é deixar uma iluminação natural. Porém, é importante que o projeto da brinquedoteca conte com uma boa iluminação para a criança poder se divertir independente do horário ou do clima.

  • Piso confortável para brincadeiras

Considere que a criança vai passar horas do dia na brinquedoteca. Muitas crianças gostam de sentar e engatinhar pelo chão enquanto estão brincando. Por isso, o chão deve ser confortável e seguro.

Outro ponto a respeito do piso é a facilidade de limpeza. Acidentes podem acontecer. A criança pode derramar comida, bebida, tinta, entre muitas outras coisas. Um piso de fácil higienização é ideal para esse ambiente.

04_Quer Montar Uma Brinquedoteca_blog_1200x800px_100_img6

Você também pode criar um mural magnético para que a criança coloque imagens que gosta ou os próprios desenhos, uma lousa para desenho e escrita, entre inúmeros outros itens. 

O mais importante é que a criança tenha um espaço divertido e seguro, que ela se sinta à vontade para brincar. Uma última dica importante: realize a manutenção periódica da brinquedoteca. Apenas assim o espaço será realmente seguro.

Aubicon

A Aubicon entende as necessidades que uma brinquedoteca precisa atender. Por isso, temos linhas de pisos emborrachados que absorvem impactos e são ideais para esses espaços.

Nossos pisos estão de acordo com a NBR 16.071. Portanto, oferecem a segurança exata que as crianças necessitam. 

As linhas de pisos emborrachados são coloridas e podem deixar o seu espaço ainda mais divertido. São diversas opções de cores e formatos, para que a sua brinquedoteca fique do seu jeito.

Se interessou? Acesse nosso site e conheça mais dos nossos produtos.