Arquitetura ecológica X Arquitetura sustentável

Estratégias para reduzir o impacto ambiental que a urbanização causa são estudadas desde a década de 1970. Com o tempo, diversas ramificações da Arquitetura, Urbanismo e Engenharia passaram a aparecer e se tornarem tendências. Dentre elas, a Arquitetura Ecológica e a Arquitetura Sustentável.

Provavelmente, você já se deparou com alguma dessas nomenclaturas. São duas vertentes da Arquitetura que têm conceitos muito semelhantes. Basicamente, o que difere ambas é a ênfase do profissional e do projeto. 

Arquitetura Ecológica

A ecologia estuda a relação entre seres vivos e o ambiente. Dentro da Arquitetura, um estudo é feito para entender como a construção poderá causar o mínimo de impacto à natureza e ao ambiente. Portanto, a Arquitetura Ecológica abrange a integração e relação entre a construção, as pessoas e o meio-ambiente envolvidos.

São usadas técnicas da Arquitetura Sustentável e da Arquitetura Vernacular, como a Bioarquitetura. Esta é uma estratégia que aborda o contexto local da construção. Materiais e profissionais locais são valorizados. 

01_Arquitetura Ecologica X Arquitetura Sustentavel_blog_1200x800px_100_img2

Usa-se muito bambu, argila, areia, pedras, fibras naturais e terra. Não precisa ser 100% natural, desde que se priorize fornecedores locais. É uma forma de promover a sustentabilidade, por usar recursos locais e auxiliar a promover a economia circular.

Arquitetura Sustentável

O conceito e o estudo de sustentabilidade são mais recentes do que o de ecologia. Enquanto a ecologia foi mencionada pela primeira vez em 1869, a sustentabilidade apareceu há cerca de 40 anos.

De acordo com o Relatório de Brundtland, da ONU, “desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas necessidades e aspirações.” 

Além dessa definição, muitas pessoas utilizam o tripé da sustentabilidade para abordar o tema. Os três pilares são: econômico, ambiental e social. 

01_Arquitetura Ecologica X Arquitetura Sustentavel_blog_1200x800px_100_img3

Portanto, a Arquitetura Sustentável visa projetos que não tragam impactos negativos ao momento atual e ao futuro. Tudo isso de forma ecologicamente correta, economicamente acessível e que promova o desenvolvimento social.

Pontos importantes para a Arquitetura sustentável: ciclo de vida da edificação, durabilidade dos materiais, saúde dos usuários da construção, condições de trabalho de trabalhadores da obra.

Outro ponto bastante aplicado é a eficiência energética. Muitas estratégias são usadas para garantir que o mínimo de recursos seja mais do que suficiente. O uso dos recursos de forma inteligente para garantir a qualidade de vida dos usuários da construção e do entorno a longo prazo. 

Diferenças entre Arquitetura Sustentável e Arquitetura Ecológica

Realmente, o que difere uma e outra é a ênfase dada dentro do projeto. São tão parecidas que podem ser utilizadas simultaneamente. Uma construção ecológica pode ser sustentável e uma construção sustentável pode ser ecológica.

Ao mesmo tempo em que uma construção usa os recursos locais, pode ter grandes tecnologias aplicadas de maneira que torne a obra sustentável. Unindo os dois conceitos, a mão de obra local é utilizada com garantias de condições de trabalho adequadas. 

01_Arquitetura Ecologica X Arquitetura Sustentavel_blog_1200x800px_100_img4

Porém, enquanto a Arquitetura Ecológica prioriza recursos naturais, a Arquitetura Sustentável dá mais abertura para tecnologias e materiais fabricados em escala industrial. 

Além disso, a Arquitetura Sustentável estuda os métodos e recursos aplicáveis para o longo prazo, considerando desde o projeto até a duração do ciclo de vida da construção. Já a Arquitetura Ecológica não costuma considerar um prazo tão grande quanto a Sustentável. Pode ser que uma construção ecológica tenha materiais com ciclo de vida menor e exige uma manutenção mais frequente. Economicamente, isso pode se tornar não sustentável.

Outros conceitos que a Arquitetura Sustentável e a Arquitetura Ecológica se relacionam

Como mencionado acima, o estudo de impactos da urbanização trouxe uma gama de estratégias na Arquitetura, Urbanismo e Engenharia. Sendo assim, diversas vertentes desse setor surgiram para melhorar a qualidade de vida, evitar e reduzir impactos ambientais, e tentar melhorar a saúde dos seres vivos.

A Arquitetura Vernacular e a Bioarquitetura, como mencionadas acima, fazem parte dessa relação. Entre técnicas milenares de construção e conceitos recentes, as obras são projetadas e executadas.

01_Arquitetura Ecologica X Arquitetura Sustentavel_blog_1200x800px_100_img5

O Design Biofílico é outro conceito que se relaciona tanto com a ecologia quanto com a sustentabilidade. Estratégias de ambas Arquiteturas são aplicadas em projetos de urbanismo.

Esses tópicos já foram abordados aqui no site. Caso você queira saber mais sobre cada um, pode acessar a aba Fique por Dentro e ler os artigos completos.

Não existe conceito certo ou errado que se possa usar em todas as obras. Existem profissionais que podem estudar o que faz mais sentido para cada projeto. Cada cliente tem uma demanda, assim como cada ecossistema.

Aubicon

A Aubicon é uma empresa que, desde o início, busca por práticas responsáveis e sustentáveis. Queremos reduzir os impactos ao meio-ambiente enquanto desenvolvemos produtos de alta qualidade que promovem conforto e segurança.

A matéria-prima principal de nossos produtos é a borracha de pneus inservíveis. É uma forma de prolongar a vida útil do material, evitar desperdício de recursos naturais e diminuir a poluição. 

Nossos pisos emborrachados têm capacidade de absorver impactos e atenuar ruídos. Dispomos de diversas linhas, que são ideais para playgrounds, parquinhos, quadras esportivas, espaços para exercícios físicos, e ambientes corporativos.

As mantas acústicas Aubicon são de alta atenuação acústica e desempenho a longo prazo. Podem ser usadas sob o contrapiso ou sob o revestimento. Também temos a opção de manta acústica para a tubulação, que atenua vibrações e ruídos aéreos provenientes da passagem de água pelo sistema hídrico.

A Aubicon pode te ajudar a deixar o seu projeto ainda mais sustentável. Se interessou? Entre em contato conosco e solicite um atendimento.