Atraindo mais público para a sua academia com uma boa recepção

Uma academia não vende planos apenas pelos aparelhos que tem. Vai muito além disso. Atrair, conquistar e fidelizar clientes envolve diversas estratégias que implicam na experiência do aluno. 

Sempre é reforçado como o atendimento é um dos principais fatores para melhorar a experiência do cliente. Muitas academias de bairro possuem clientes fiéis há anos, justamente pelo o atendimento cativante e próximo.

Em uma academia o primeiro contato de um futuro aluno ocorre, na enorme maioria das vezes, na recepção. Portanto, essa parte deve ser atrativa e ter colaboradores treinados para um atendimento exemplar. Baseie-se no ditado “a primeira impressão é a que fica”. 

O que faz uma recepção ser atrativa?

Considere a recepção não apenas como mais um espaço na academia, mas como um ambiente agradável que tem função de convidar alguém de fora a entrar. Deve oferecer bastante conforto, para que a pessoa consiga se sentir bem e ter vontade de frequentar a academia.

A recepção é o cartão de visitas para a academia. Porém, o aluno só mantém o relacionamento caso se sinta acolhida e confiante. É muito difícil que alguém queira treinar em um local no qual sinta dúvidas a respeito.

– O básico

Qualquer recepção deve ser limpa, organizada e ter uma decoração condizente com o restante da academia. Locais que têm a identidade visual bem definida e aplicada aos ambientes tendem a chamar mais atenção. A decoração pode ser minimalista, pois torna-se ainda mais atrativa. 

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Outro ponto que é básico e essencial é sempre ter um funcionário no local. Para que você garanta o melhor atendimento, faça um treinamento com toda a equipe a respeito de planos, instalações, horários de funcionamento, modalidades, formas de pagamento etc.

– Música ambiente

Geralmente, as academias utilizam músicas impactantes para os espaços de treino. No caso da recepção, onde o interessado precisa estar atento aos detalhes de planos, o indicado é colocar uma música ambiente, mais tranquila e em um volume reduzido.

Neste quesito, é importante ressaltar que a recepção não é uma sala de espera de um consultório. Músicas calmas são bem-vindas, mas não é recomendado colocar uma televisão passando qualquer programa ali. Principalmente pela atenção que o futuro aluno deve ter.

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– Mesas e cadeiras

A recepção é o local em que novos alunos vão para entender melhor sobre os planos, valores e propostas da academia. Ter uma mesa e cadeiras um pouco afastadas do fluxo de pessoas pode deixar o cliente mais confortável em discutir esses pontos. É possível que o colaborador fale com mais calma e explique melhor cada fator. Isso reduz os riscos de interrupções pelos alunos que estão chegando para o treino.

– Não se esqueça de cadeiras extras ou poltronas

Pode ser que cheguem duas pessoas interessadas em conhecer mais sobre a academia. Para que cada atendimento seja feito de forma individual, você pode incluir algumas cadeiras ou poltronas para espera. Assim, a pessoa que não está sendo atendida consegue ficar confortável até a vez dela.

– Diferenciais

Sua academia precisa ter um diferencial desses? Não. Mas se for possível, pense que são grandes atrativos e fazem com que a sua academia se destaque entre os concorrentes. 

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– Snacks e bebidas saudáveis

Seja em máquinas, um balcão com produtos ou até mesmo uma lanchonete acoplada à recepção, isso é bastante atrativo. Incluir produtos saudáveis traz uma sensação de praticidade, principalmente aos que querem começar uma vida fitness.

No caso de uma lanchonete, é interessante porque pessoas de fora podem vir consumir alguma comida e acabar conhecendo a academia. Você também pode formar uma parceria com o responsável pela lanchonete, garantindo alguma vantagem aos seus alunos.

– Cadeiras de massagem

Algumas grandes redes colocam cadeiras de massagens em suas academias e os alunos parecem aprovar. Coloque uma ou duas na recepção para os interessados que precisem esperar.

Atualmente, as redes sociais e estratégias digitais são essenciais para chamar a atenção dos clientes. Muitas pessoas fazem pesquisas antes de visitarem o local para saberem sobre aparelhos, horários etc.  

Contudo, é na recepção que essa pessoa tem o primeiro contato pessoal com a academia. Independente de quais aparelhos você tem, quantas modalidades oferece. É muito importante que tudo seja organizado e atrativo para conquistar o cliente.

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