Design Ativo

A vida atual faz com que as pessoas estejam constantemente em ambientes construídos. Desde a década de 1970, houve a percepção do aumento da urbanização, suas consequências e a busca por soluções que trouxessem qualidade de vida aos indivíduos sem afetar o meio-ambiente.

A Arquitetura Sustentável passou a ser desenvolvida e estudada. Um dos conceitos que essa vertente da Arquitetura trouxe foi o de Construções Sustentáveis. Hoje, esse conceito é uma tendência e tem princípios para que a saúde seja empregada tanto no ambiente em que a construção está inserida quanto no interior da própria construção, como o Design Ativo.

O que é Design Ativo

De uma forma bem simples, o Design Ativo é um conjunto de estratégias que estimulam e promovem atividades físicas na rotina dos usuários dos ambientes construídos. Profissionais desta área usam de artifícios da Arquitetura para impactar positivamente no comportamento dos usuários e, em consequência, na qualidade de vida dessas pessoas.

O Design Ativo pode ser usado tanto em ambientes internos, como em uma empresa, até em ambientes amplos e externos, que permitam uma vida mais ativa e saudável no contexto urbano.

01_Design Ativo_blog_1200x800px_100_img2

Em alguns locais também é conhecido como Design de Comunidade Saudável, por estimular que toda uma comunidade tenha uma vida mais ativa e com qualidade. Nestes locais, arquitetos, urbanistas, engenheiros, profissionais da saúde pública e políticos trabalham em conjunto para que os cidadãos sejam física e socialmente engajados.

Estratégias do Design Ativo

– Mobilidade

O carro é considerado a forma mais sedentária de transporte, já que o uso consiste com o usuário sentado. Logo, um projeto de Design Ativo promove e estimula meios de mobilidade como bicicletas e patinetes.

Não basta apenas oferecer pontos de aluguel de bicicleta, por exemplo. É preciso oferecer bicicletários, ciclofaixas e um tráfego seguro.

01_Design Ativo_blog_1200x800px_100_img3

– Menos uso de energia

Colocar avisos simples próximos aos elevadores para que os usuários dêem preferência ao uso da escada. É algo simples, mas causa um efeito pela escolha do deslocamento.

– Layouts

A disposição dos elementos em cada ambiente precisa favorecer a circulação pelos espaços e incentivar o movimento. Assim, as pessoas que frequentam aquele ambiente mantêm rotinas mais ativas.

– Mobiliário

Essa estratégia é mais aplicável em ambientes corporativos. Mesas de escritório, geralmente, são padronizadas para atenderem pessoas de 1,70m de altura. Pessoas de diferentes estaturas podem sofrer com dores nas costas e prejudicarem outras partes do corpo por passarem diversas horas trabalhando em mesas convencionais.

01_Design Ativo_blog_1200x800px_100_img4

É interessante instalar mesas e bancadas com regulagem de altura. Além de deixar mais confortável e seguro, é possível regular para que as pessoas trabalhem em pé, evitando ficar horas a fio sentadas.

Outra estratégia é diversificar as cadeiras de salas de reuniões. Colocar cadeiras altas e baixas para permitir a mudança de postura ao longo das horas.

Por que o Design Ativo faz parte de construções saudáveis?

O objetivo do Design Ativo é estimular que as pessoas se movimentem. Atualmente, é estimado que um indivíduo passe 90% ou mais de sua vida em ambientes construídos. As construções precisam ser pensadas para oferecer saúde como um todo às pessoas. É preciso considerar a qualidade do ar, da água, dos materiais utilizados, do layout etc. 

A Organização Mundial de Saúde recomenda que adultos de 18 a 64 anos pratiquem 150 minutos (2 horas e meia) de atividade física moderada ou 75 minutos (1 hora e 15 minutos) de atividade intensa por semana. Pessoas com 65 anos mais têm a mesma recomendação, mas com indicação de cuidado com as condições de saúde. Crianças e adolescentes devem realizar 300 minutos de atividades intensas ou moderadas semanalmente, cerca de 45 minutos por dia.

01_Design Ativo_blog_1200x800px_100_img5

 Apesar das recomendações, o Brasil se mostra um dos países mais sedentários do mundo. É o primeiro lugar da América Latina. Alguns dados mostram que aproximadamente 47% dos adultos e 84% das crianças brasileiras não praticam o mínimo de tempo recomendado de atividades físicas.

Além disso, a média global de tempo que uma pessoa fica sentada é de 7,7 horas. Isso representa quase ⅓ do dia. Considerando que uma pessoa precisa de 8 horas diárias de sono, cerca de ⅔ do dia são passados sem movimento.

O sedentarismo pode trazer consequências graves à saúde. A baixa frequência de atividades físicas pode ajudar a desenvolver ou piorar doenças cardiovasculares, diabetes, doenças e condições respiratórias, por exemplo.

Portanto, estimular o movimento e qualidade de vida dos usuários é uma forma de tornar a qualidade de vida das pessoas melhor e, consequentemente, a construção mais saudável.

Aubicon

A Aubicon é a fabricante número um de pisos emborrachados da América Latina. Nossos produtos têm a capacidade de absorver impactos e atenuar ruídos. Em uma construção saudável, que visa estimular o movimento, é extremamente necessário ter um piso que ofereça conforto, segurança e durabilidade.

Produzimos pisos emborrachados de forma sustentável. Nossa matéria-prima principal é a borracha de pneus inservíveis, que captamos de pontos de coleta e processamos a frio, para não gerar gases à atmosfera.

A linha Aubicon Impact Roll é ideal para ambientes corporativos. Garante o maior conforto ao caminhar e não deforma sob cargas elevadas, como  gabinetes e armários.

Se interessou? Acesse nosso site e conheça a linha completa de produtos Aubicon.