Métricas para uma academia

Qualquer negócio precisa de métricas para considerar as tomadas de decisão e formação de estratégias. Antes da abertura do empreendimento, é esperado que um plano de negócios seja feito para melhor guiar a avaliação das métricas.

Se a sua academia não tem um plano de negócios e você não sabe muito bem quais métricas utilizar para deixar a sua gestão mais estratégica, este artigo pode te ajudar.

O que são métricas e como aplicá-las em minha academia?

Métricas são indicadores para análise de desempenho de um negócio. Para que você consiga estabelecer um objetivo a avaliar se está no caminho de conquistá-lo, é preciso ter uma medida que aponte o quão certo as suas ações estão.

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Primeiramente, é importante que você tenha um plano de negócios desenvolvido. É um passo essencial para poder criar objetivos de curto, médio e longo prazo. Além disso, o plano serve como um guia. Cada estratégia a ser desenvolvida precisa seguir as diretrizes do negócio. Facilita bastante a tomada de decisões.

Qualquer métrica se baseia em uma coleta de dados. Você estabelece uma meta, define um plano de ação e, ao longo do tempo, verifica os resultados dos seus investimentos. Lembrando que o investimento nem sempre é financeiro. Pode se referir a conhecimento, tempo e outros recursos. É interessante estabelecer um prazo para alcançar a meta ou então um limite para análise das métricas e mudança de estratégias.

Cada negócio e cada objetivo precisam de recursos diferentes para terem sucesso. Por isso, mesmo no mesmo nicho, é muito particular como cada um analisa as métricas. Em uma academia, verificar a quantidade de matrículas de novos alunos e renovações de planos de alunos antigos é uma ótima forma de medir se os seus investimentos estão dando resultado.

Principais indicadores para uma academia

Academias são empreendimentos bastante dinâmicos. Há uma grande rotatividade de pessoas, assim como existe uma grande parcela de concorrência. Por isso, é necessário ter muita atenção e acompanhar assiduamente as métricas.

ROI – Retorno de Investimento 

ROI é a sigla para Return of Investiment. É uma métrica extremamente importante para a maioria dos negócios. Geralmente, ela “dita” quais serão os próximos investimentos e em qual setor existem gastos.

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Mesmo quando uma boa ideia é implementada, ela pode não gerar lucro nem fortalecer a sua marca. Isso pode acontecer quando determinada ação não gera interesse em seu público-alvo. Por isso, é de extrema importância que você conheça o seu público, sua persona e seus interesses. 

Existe uma forma de calcular essa métrica:

ROI = (ganho obtido – valor do investimento inicial) / valor do investimento inicial

Custo de Aquisição por Cliente

Qualquer negócio deseja atrair novos clientes. Mas, para isso, tem um custo. Se você quer saber quanto investiu para conseguir um novo aluno, essa é uma métrica que aponta o valor.

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Considere os investimentos que atraem e captam novos clientes. Possivelmente, estão nos seus departamentos de vendas e marketing. É necessário levar em conta todos os tipos de gastos, como ferramentas utilizadas, colaboradores envolvidos, internet e/ou telefone etc.

Sendo assim, o Custo de Aquisição por Cliente = custo da área de vendas + custo da área de marketing / número de clientes.

Retenção e renovação

Em muitos casos, é mais fácil conquistar novos clientes do que fidelizar os antigos. A retenção e renovação de alunos é uma forma de medir se a saúde do seu negócio anda bem. 

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Se muitos alunos estiverem desistindo, pode ter algo de errado com a sua academia ou algo muito atrativo na concorrência. Você pode pesquisar com os alunos que não renovam ou apenas prestar mais atenção na concorrência direta. É importante definir táticas próprias, que condizem com o seu público-alvo, e não copiar a outra academia.

É preciso estabelecer estratégias para reter os clientes que se atraíram e se tornaram alunos. E como saber se as estratégias estão funcionando? Através das métricas.

Uma forma de calcular isso é definir um período e dividir a quantidade de alunos ativos no final do período pelo número de matriculados no início. Pode ser interessante realizar esse cálculo por bimestre ou trimestre.

Satisfação do cliente

A experiência do cliente pode ajudar a impulsionar o seu negócio. Muitas pessoas começam a frequentar uma academia por conta de indicações de pessoas em quem elas confiam.

Medir a satisfação não é algo extremamente fácil e palpável. Por isso, você precisa dispor de diferentes ferramentas para obter o feedback de seus alunos. Deixe uma pesquisa disponível online e presencialmente durante um determinado período. Divulgue a todos os alunos possíveis para que respondam com sinceridade.

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Essa é uma forma de obter informações relevantes e entender quais os pontos que o seu público se interessa. Além de saber como personalizar e melhorar o seu serviço ofertado.

Marketing

Estratégias de marketing podem ser muito bem aplicadas por academias. Uma maneira de medir é através da taxa de conversão. Se a sua academia divulga informações e serviços pelos meios digitais, a conversão é uma maneira de identificar que o seu público-alvo está recebendo bem a sua mensagem.

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E como você pode identificar isso?

Uma das formas é, ao matricular um novo aluno, perguntar como ele conheceu a academia. Muitas pessoas assumem que foi através de redes sociais ou propagandas. 

Caso você faça uma Landing Page para cadastros de leads, fica um pouco mais palpável para entender como o marketing está agindo. Neste caso, é possível segmentar bastante os dados e entender qual é o cenário atrativo ao seu público-alvo.

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